Na última terça-feira, dia 08/10, durante a disciplina Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski, assistimos a um seminário sobre os conceitos de Zona de Desenvolvimento Proximal e Intersubjetividade. Já no período da tarde, os alunos de Iniciação Científica Aline Ferreira, Rômulo Lopes, Bruna Kobbaz, Marcela Mac Knight e João Beneditti apresentaram, durante o encontro de IC, uma síntese compartilhada do capítulo “A ideia de instrumento psicológico”, do livro “Lev Vigotski: Mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Uma leitura filosófica e epistemológica”, de J. Friedrich (2012).
Já na quarta-feira, 09/10, o grupo se reuniu pela manhã, em seu laboratório de pesquisa, para conversar via Skype com o doutorando Guilherme Arinelli, que está fazendo um doutorado sanduíche na City University os New York (CUNY). Guilherme nos contou sobre a organização dos campi e os processos de admissão na graduação e na pós-graduação da universidade, as disciplinas das quais participa, os projetos de seus colegas no grupo de pesquisa nos Estados Unidos, os artigos que têm lido e que podem contribuir para os estudos do PROSPED e, de uma forma geral, sobre sua nova experiência nessa temporada de estudos em Nova York.
Foto de Ryan Riggins em Unsplash