Press Release divulga pesquisa envolvendo estudantes do Ensino Médio e arte

em

Na busca por contribuir para o enfrentamento dos desafios que se apresentam ao ensino e formação de adolescentes do ensino médio público, as psicólogas Vera Lucia Trevisan de Souza, Lilian Aparecida Cruz Dugnani e Elaine de Cássia Gonçalves dos Reis desenvolveram uma pesquisa-intervenção com alunos de uma escola da periferia da cidade de Campinas, SP, cujo recorte é objeto do artigo publicado no periódico Estudos de Psicologia (Campinas, v. 35, n. 4), sob o título Psicologia da Arte: fundamentos e práticas para uma ação transformadora.

As pesquisadoras demonstram que atividades de natureza artística e reflexiva promovem o interesse e envolvimento dos jovens no debate sobre temas relacionados a sua vida atual e futura.

Os resultados demonstram que a inserção de atividades artísticas com formas e conteúdos significativos para os adolescentes mobiliza a expressão de ideias e o envolvimento no debate de questões relacionadas a vida atual e futura. Os participantes perceberam que o futuro é produzido no presente, por diversas condicionantes e por ações das quais também participam. Constatou-se, também, a contribuição da Psicologia da Arte na promoção do desenvolvimento do sujeito, em seu potencial para fazer viver e reviver emoções e pensamentos (González-Rey, 2016; Vygotski, 2006).

Os resultados demonstram que o desinteresse dos jovens pela escola pode ser superado quando se interfere no modo como os conhecimentos lhes são apresentados e se ampliam as fontes de informação e reflexão, inserindo linguagens que favorecem os processos imaginativos e de autoria (VIGOTSKI, 1999).

A pesquisa inova em duas dimensões: no método, que une a pesquisa e a intervenção como modo de mudar a realidade, e nas práticas psicológicas voltadas ao coletivo, em parceria com educadores.

*Para acessar o texto completo: http://humanas.blog.scielo.org/blog/2018/12/13/intervencoes-psicologicas-com-alunos-do-ensino-medio-publico-mediadas-pela-arte/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.